Esta foi uma das perguntas que o
professor nos fez enquanto distribuía dadinhos e doce de banana para a turma
durante a aula. Com base na pergunta nos apresentou um pouco do histórico de
cada item, a empresa que atualmente fabrica e algumas curiosidades. A disciplina
é Gestão da Inovação Tecnológica e o fato é: os três produtos mencionados estão
no mercado há anos, imutáveis e vendem muito sem modificar seu produto e sem
propaganda. São itens históricos e maravilhosos (sim, eu gosto muito dos três)
que teremos que escolher para fazer um trabalho de criatividade. Após escolher
o produto temos que pensar em uma Inovação Radical para aplicar.
De acordo com SEBRAE, Inovação Radical é a introdução de um novo produto, processo ou forma de organização da produção inteiramente nova. Este tipo de inovação pode representar uma ruptura estrutural com o padrão tecnológico anterior, originando novas indústrias, setores ou mercados.
A moral da definição, vinculada
ao trabalho que teremos que fazer, é que temos que Inovar Radicalmente o
produto escolhido. Dito isto, escolhemos o DADINHO ai que delícia. Não compartilharei as
ideias do grupo para não correr o risco de algum integrante concorrente ler e
copiar (não confio mesmo), mas adianto que as ideias nem têm casinha de tão "fora da casinha" que pensamos e
existe o leve medo de "será que vamos conseguir fazer um protótipo disso em tempo?".
Segredos à parte, temos aproximadamente 3 semanas para escrever três ideias para
a Fase 01. Estou ansioso para começar os testes com este produto e já vou programar
a compra do maior pacote que eu encontrar de Dadinhos. Preciso consumir o
produto para pensar em formas de alterá-lo.
FASE 02: Seleção de Ideia
FASE 03: Execução
Comentários