Livros 2012

Segundo o Skoob, li oito livros neste ano que se foi. Oito livros que li e terminei de ler, claro. Nessa aventura anual comecei alguns livros que não cheguei ao fim, principalmente livros úteis na carreira administrativa, talvez eu cito alguns depois de falar um pouco sobre essas coisas lindas que li por completo neste ano. Posso dizer que foi um ano arrematador. Arrematei (aqui quero dizer que comprei) alguns livros de forma exagerada para compensar o ano de 2011 em que não cumpri minha auto promessa de adquirir um livro por mês. Mas em 2013 eu vou cumprir. Já até comprei o de Janeiro em dezembro/2012. Conta como comprado em 2013? Se não contar, já vou providenciar o livro Janeiro (:
FEV. Comecemos por O Símbolo Perdido de Dan Brown. Se me lembro bem, esse livro era pra eu ser o intermediário em sua devolução e ao invés de devolver, acabei o lendo. Fiz até um post sobre o livro aqui. Esse eu sei do mês exato por ter marcado no skoob e tudo mais (às vezes me esqueço de ir lá marcar que terminei de ler algum). Mas o importante é a conclusão. O fechamento. Não fiquei com essa história sem um fim e foi a partir daqui que descobri que não são apenas os livros de Sherlock Holmes que me agradam no quesito investigação. Outros autores podem cumprir isso muito bem.

ABR. Nesse mês já posso citar um livro que abandonei. No post Compras entende-se como adquiri esse benditos, mas já que vamos falar sobre o abandono não tem como eu não citar O lobo mau no divã que comprei por questões promocionais "compre um livro + um livro técnico e ganhe desconto de tantos porcento". Nem ganhei desconto nenhum e só consegui alguns pontinhos no cartão fidelidade da Livraria Curitiba (atualmente nem sei se ainda funciona, tenho que verificar isso). O livro não é ruim, eu é que comprei sem ter 100% certeza se era aquilo que queria pra minha vida. Sempre disse a quem perguntava que uma das opções de curso era psicologia e acontece que não gosto tanto assim (vai ler a grade curricular dessa maldição/nada contra quem estuda, dou valor). Descobri, no fim, que admiro a profissão, mas não tenho pau suficiente para cursá-lo. Palavra feia? Você não viu nada! O outro é Ao Cair da Noite de Stephen King. Um livro de contos do meu titio favorito. Talvez eu devesse ler mais livros dele, mas não sou riquíssimo pra ficar comprando-os e não tenho tido o tempo que gostaria desde que descobri que realmente gosto de seus trabalhos. Mas esse livro e bom, de dar sustos. Perdi o medo do escuro com ele e meu ódio por gatos aumentou apenas um pouquinho com "Gato dos Infernos". Hoje o livro está na casa de uma garota que tenho certeza que nem leu o livro, pediu achando que eu não emprestaria e ficou com vergonha de negar o empréstimo, só acho você mesma, Ana Claudia. É um livro de contos que adoro e me pegava relendo vez ou outra.

MAI. Higor me apresentou a Trilogia Millennium de Stieg Larsson. Assim que comecei com Os Homens que não Amavam as Mulheres fiquei vidrado com a profissão. Tenho mania de me entregar aos personagens de livros e acabar escolhendo meu super herói, o herói que eu queria ser. O herói que ao fim do livro eu considero eu. Mas Mikael é feio (depois que vi o filme sueco achei-o feio) e não quis ser mais ele. Queria ser outro, queria ser Henrik por causa do nome ser quase o meu. O som é o mesmo. Estava em dúvida sobre quando eu o tinha lido, mas lembrei que também já falei sobre esse livro aqui no blog inclusive fiz análise de, praticamente, capítulo em capítulo do que fui lendo e até do filme X livro eu comentei. Ficou bem legal.

JUN. Marketing para não-marqueteiros. Este ganhei no curso de aprendiz que eu fazia parte. Li por querer mais informações sobre o profissional de marketing. Achei bem interessante e acabei devorando o livro. O professor pulava as coisas, então ele terminou antes de mim. Eu não lia todo dia, lia um dia sim - dois não - até finalizar. Acabei usando para um trabalho na faculdade depois. Nem foi eu quem usei, foi um outro membro do grupo que precisou escrever coisas sobre marketing. Desconfio que não houve citações do outro no trabalho, logo, nem precisou do livro para concluir. Um livro legal, enxuto e bem resumido. Tente a bíblia, será mais útil.
AGO. A menina que Brincava com Fogo, o segundo da trilogia Millennium, logo, de Stieg Larsson. Não seguiu uma continuação raivosa do primeiro livro. Entramos no mundo da heroína Lisbeth Salander, escavamos sua vida com uma pequena colher, nada demais, mas ainda assim o livro é ótimo, tanto quanto o primeiro. Se fosse para escolher entre os três livros, eu fico com o segundo+terceiro, já que o terceiro termina toda a trama que se dá ao final do segundo. Entre os dois eu ainda não me decidi. O segundo mostra Lis e seus dotes e já no terceiro temos muita ação com Mikael mostrando para que serve. Desculpa se você não leu, me perdi em devaneios. Esse, então, foi o livro do mês de Agosto.

SET. Se eu disser Christian Grey vocês sabem o título? Quem disse 50 tons de Cinza de E. L. James acertou! Esse livro deu o maior bafafá no 'mundo' por ser um livro um tanto quanto erótico, mas no meu ponto de vista o livro se trata de um romance. Casais fazem sexo e a autora, apesar de não conseguir pensar no livro sem ter visto crepúsculo, apenas escreveu como é só que de forma perfeita, claro. Sobre E. L. e Crepúsculo. Diz-se que ela escreveu contos sobre Edward e Bella, cenas onde eles transavam (já que só faziam isso em um dos últimos livros) e acabou rendendo a uma trilogia interessantemente quente. Eu não comecei a ler pelo romance, comecei pelo sexo. Gosto de contos eróticos e o tamanho do livro me dizia "tem sexo aqui, vem ler". E li! Gostei e por mais bobo que possa parecer esse drama de Grey com sua mãe, não vou mudar de ideia ao dizer que gostei.

NOV. Tanto gostei de 50 tons de Cinza que tive que ler 50 tons mais Escuros. Aqui o livro enfia ex-namoradas, família e uma porrada de coisas. Quanto mais personagens, melhor é a escritora? Talvez e talvez ela não consiga controlar todos da maneira que gostaria que até fez uma viajar com um personagem que eu gostei. Nada de críticas aqui. Não terminei a trilogia (pretendo terminar esse ano -2013), mas posso dizer que tenho os livros. Acho que é minha primeira série de livros que tenho completa. Comprei a de HP (edição limitada, capa branca, desenhos bonitos), mas não li tudo por isso não entrou aqui.

DEZ. Terminemos com a Trilogia Millennium, esse livro eu enrolei pra ler devido às provas da faculdade. Foi um ano bagunçado. Se eu estivesse lendo um livro por prazer, o livro que eu deveria ler por dever não ganharia toda a atenção necessária. Então preferi deixar para ler depois que eu fizesse minhas provas e fosse aprovado em todas (algumas passei perto da recuperação, mas passei). Aprovado corri para ler. Queria terminar antes de acabar o ano (terminei dia 28/12). E eu tinha que estudar para exame da auto-escola. Falando em dever e prazer, reprovei na 1ª prova teórica (essa é a primeira vez que assumo isso escrevendo, é um tanto vergonhoso, mas que se foda. Não vou esconder isso, reprovei mesmo e é culpa das merdas das perguntas sobre equipamentos, manutenção, inferno!). Reprovado na teoria da auto escola fui ler o livro. Terminei e refiz a prova, agora em janeiro, e passei (ufa, acertei 25 de 30). Insisto em dizer que descobri esse ano que gosto de investigações. Stieg poderia estar vivo para escrever seus 10 livros que queria. Seria um sucesso se mantivesse a mesma linha dos três que nos deixou. Espero que tenha plantado uma árvore e tido filhos. O nome do livro? A Rainha do Castelo de Ar de Stieg Larsson

Neste ano pretendo ler mais do que oito livros!
E não reli o post, se estiver lendo saiba que talvez - repito - talvez eu vá corrigir erros noutro dia

Comentários

B. disse…
Não falou de mim.
HF. Nascimento disse…
Marquei o post das compras! Tem você!
B. disse…
Falou de mim no outro, não nesse. rs