Detona Ralph (2012)

E eu achando que não conseguiria mais assistir um filme de animação sozinho... Explico: estava com uma pira na cabeça de assistir filmes de animação apenas acompanhando de alguma criança - eu me alegro ao ver uma criança contente com o filme - e também o assistiria com a devida atenção, claro. Só que o Detona Ralph que assisti estava legendado, então deveria assistir acompanhado de alguém que soubesse ler legendas e/ou ficar lendo para a criança que estivesse perto - não fiz nenhum dos dois. Foi uma manhã gelada - dos tipo que me agradam - e fria o bastante para me fazer ficar na cama quase o dia todo e então me veio Detona Ralph para assistir. Me enrolei um pouco mais, encontrei uma boa posição que me esquentaria e não me desse dores e fui vendo o filme sendo que muitas vezes tive que levantar para auxiliar minha mãe em seu sábado culinário onde tentou - e conseguiu - fazer paçoca.

De qualquer forma, nunca joguei o jogo do Ralph, não fui uma criança criada no mundo dos games - claro que já me aventurei com o Senhor Mario, o Senhor Sonic, mas não passou disso - então muitos dos jogos que o filme apresenta passaram despercebidos, mas não sou um completo ignorante a ponto de dizer que não conheço o Ryu ou o Pacman. A discussão do filme não é sobre jogos e mais jogos e sim da importância que um vilão tem para o jogo. Isso é uma coisa que sempre discuto com minha família quando vou 'brincar de ver novela', sempre digo que o vilão é essencial para o andamento da trama quando eles querem que o vilão não exista. Se o vilão não existir não temos nada, as novelas existiriam se os caras bons vivessem uma vida tranquila sem problema algum? Acredito que não. Vilões são feitos para dar sentido ao que estamos vendo e em jogos vilões são os que tanto ansiamos. Quem nunca foi jogar apenas "pra chegar no chefão"? Sim, queremos destruí-los, mas sua existência deve ser considerada. Foi um filme que levantou essas questões, talvez não de forma muita clara, mas são questões que eu já tenho um pensamento sobre: vilões são bons tanto quanto os mocinhos.

Detona Ralph nos traz essa mensagem de "vilão é bom de coração"; "vilão também é gente" ou sei lá, mas nada vai me fazer pensar no quanto eles são importantes para mim a ponto de me fazer gostar mais de vilões do que dos mocinhos. Poderia ter explorado mais outros jogos que fizeram parte de nossas vidas por tanto tempo - não é um filme feito só para crianças - mas acredito que vão aproveitar outros jogos para um próximo filme. Ralph queria ser reconhecido por seu trabalho árduo e nesse filme acompanhamos como um vilão faz a diferença para ser reconhecido por seu trabalho.

Comentários