Os Pássaros (1963)


Riscando o primeiro filme da  de Treehouse of Horror XXIV, abertura de "Os Simpsons" com várias referências de filmes feita por Guillermo Del Toro, temos o filme "Os Pássaros", dirigido por Alfred Hitchcock, que será o inicio de um mergulho ao mundo de filmes clássicos que já tinha ouvido falar, mas não me dera ao prazer de vê-los. Admito que fiquei satisfeito com o resultado de cada momento desse filme em que eu esperava apenas diversos ataques de pássaros com uma explicação clara dos motivos para os animais fazerem o que fizeram, no fim, mas não é apenas isso que encontro. Não com um primeiro olhar. E isso torna tudo mais delicioso de se assistir.

"Melanie Daniels, uma jovem da cidade de São Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia, chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado: Mitch Brenner. Mas na cidade começa de repente a acontecer fatos estranhos: pássaros de todas as espécies passam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados." (Filmow)
O que, inicialmente, nos direciona ao que parece ser uma praga, trazida por Melanie Daniels, ao buscar um possível amor que pensei ser proibido me intriga sobre ser ou não algum tipo de punição divina de seus atos. Não sei explicar por quais razões esse amor era proibido, mas se os pássaros começaram a atacar quando ela teve seu primeiro contato, em Bodega Bay, com a família Brenner, há alguma razão oculta para tal acontecimento. Não vou divagar sobre todo o filme, basta assisti-lo para mais detalhes, mas quero deixar alguns pontos sobre os motivos de tudo acontecer, já que Hitchcock não nos deixa explícito as razões para os animais atacarem. 

Se Melanie é responsável por desencadear a ira dos pássaros, já que o primeiro ataque aconteceu quando ela foi até a casa de Mitch, sorrateiramente, qual o real motivo para tal punição? E se ela é culpada, qual a razão de outros cidadãos de Bodega Bay serem atacados pelo seu erro? Caso haja um erro. Lendo a crítica de Marcio Sallen fiquei intrigado com questões que se passam no filme como, por exemplo, a ironia de aprisionarmos pássaros em gaiolas e quando eles estão atacando os humanos procuram suas próprias gaiolas para se protegerem deles (cabine telefônica, carro, residências). Indico a leitura da crítica feita por Sallen, abriu minha mente de uma forma satisfatória após eu ter assistido apenas como um passatempo de um domingo nublado. Cabe ressaltar que meu medo por pássaros pode ter aumentado levemente após essa maravilha. O medo continua sendo algo bom, inclusive.

Curiosidades: A atriz Tippi Hedren chegou a sofrer um corte no rosto por um dos pássaros, durante as filmagens de uma cena do filme; "Os Pássaros" não possui trilha sonora. O compositor Bernard Herrman, colaborador de Alfred Hitchcock em grande parte de seus filmes, aparece nos créditos apenas como "consultor de som". Não há o famoso "The End" ao fim do filme (Adoro Cinema).

Comentários