Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está "perdido", formaram o clube do filme. Mais informações.
Festividades de fim de ano chegando e você gastando dinheiro com livros, Sr. Henrique? Sim, sim. Sou culpado! Admito não resistir quando o vi por R$ 10, em um grupo Sebo no facebook, e poucos interessados. Rapidamente contatei o ofertante, via chat, e solicitei que o livro fosse meu. Dois cancelamentos do encontro de entrega e, no terceiro, finalmente consegui me encontrar com o rapaz, pegar e pagar o livro. Belo rapaz, obrigado.
O Clube do Filme me interessou devido ao título remeter a algo que gosto tanto: filmes. Apenas com a leitura de aproximadamente vinte e cinco páginas, pai e filho já assistiram a dois filmes. Antes de começarem a ver os filmes o pai faz uma breve introdução com curiosidades sobre direção, enredo, atores por meio de sua visão como crítica do cinema. As informações são curtas e interessantes para o próprio leitor que, sem dúvida nenhuma, se interessará em assistir alguns dos filmes citados (ou todos). Não contente em apenas participar desse Clube, é possível ter acesso a uma lista organizada de todos os filmes mencionados na obra de David Gilmour e que disponibilizo logo abaixo. Cabe ressaltar que o livro é um relato do pai em busca de se manter presente na vida de seu filho adolescente e com notas em declínio.
- À Beira do Abismo [The Big Big Sleep, 1946], de Howard Hawks
- Aguirre – A Cólera dos Deuses [Aguirre — Der Zorn Gottes, 1972], de Werner Herzog
- American Graffiti – Loucuras de Verão [American Graffiti, 1973], de George Lucas
- Amigos de Eddie Coyle, Os [The Friends of Eddie Coyle, 1973], de Peter Yates
- Amor à Queima-roupa [True Romance, 1993], de Tony Scott
- Amores Expressos [Chungking Express, 1994], de Wong Kar-Wai
- Anjo do Mal [Pickup on South Street, 1953], de Samuel Fuller
- Apocalypse Now [Apocalypse Now, 1979], de Francis Ford Coppola
- Assim Caminha a Humanidade [Giant, 1956], de George Stevens
- Bebê de Rosemary, O [Rosemary’s Baby, 1968], de Roman Polansky
- Bonequinha de Luxo [Breakfast at Tiffany’s, 1961], de Blake Edwards
- Bullitt [Bullitt, 1968], de Peter Yates
- Butch Cassidy [Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969], de George Roy Hill
- Cães de Aluguel [Reservou Dogs, 1992], de Quentin Tarantino
- Calafrios [Shivers, 1975], de David Cronenberg
- Caminhos Perigosos [Mean Streets, 1973], de Martin Scorsese
- Cantando na Chuva [Singing in the Rain, 1952], de Gene Kelly e Stanley Donen
- Casablanca [Casablanca, 1942], de Michael Curtiz
- Charada [Charade, 1963], de Stanley Donen
- Chinatown [Chinatown, 1974], de Roman Polanski
- Cidadão Kane [Citizen Kane, 1941], de Orson Welles
- Crimes e Pecados [Crimes and Misdemeanors, 1989], de Woody Allen
- Desafiando o Assassino [Mr. Majestyk, 1974], de Richard Fleischman
- Dinheiro Sujo [Un Flic, 1947], de Jean-Pierre Melville
- Doce Vida, A [La Dolce Vita, 1960], de Federico Fellini
- Encurralado [Duel, 1971], de Steven Spielberg
- Exorcista, O [The Exorcist, 1973], de William Friedkin
- Fantasmas Se Divertem, Os [Beetlejuice, 1988], de Tim Burton
- Febre da Selva [Jungle Fever, 1991], de Spike Lee
- Felicidade não se Compra, A [It’s a Wonderful Life, 1946], de Frank Capra
- Força em Alerta, A [Under Siege, 1992], de Andrew Davies
- Grande Gatsby, O [The Great Gatsby, 1974], de Jack Clayton
- Hombre [Hombre, 1967], de Martin Ritt
- Homem Destemido, Um [Stick, 1985], de Burt Reynolds
- Hora da Brutalidade, A (Nenhum Passo em Falso) [52 Pick-Up, 1986], de John Frankenheimer
- Hora da Zona Morta, A [Dead Zone, 1983], de David Cronenberg
- Iluminado, O [The Shining, 1980], de Stanley Kubrick
- Imperdoáveis, Os [Unforgiven, 1992], de Clint Eastwood
- Incompreendidos, Os [Les 400 coups, 1959], de François Truffaut
- Instinto Selvagem [Basic Instinct, 1992], de Paul Verhoeven
- Interlúdio [Notorious, 1946], de Alfred Hitchcock
- Intriga Internacional [North by Northwest, 1959], de Alfred Hitchcock
- Irresistível Paixão [Out of Sight, 1998], de Steven Soderbergh
- Ishtar [Ishtar, 1987], de Elaine May
- Jackie Brown [Jackie Brown, 1997], de Quentin Tarantino
- Justiça Cega [Internal Affairs, 1990], de Mike Figgis
- Klute – O Passado Condena [Klute, 1971], de Alan J. Pakula
- Ladrões de Bicicletas [Ladri di Biciclette, 1948], de Vittorio de Sica
- Lance no Escuro, Um [Night Moves, 1975], de Arthur Penn
- Linda Mulher, Uma [Pretty Woman, 1990], de Garry Marshall
- Lolita [Lolita, 1962], de Stanley Kubrick
- Lolita [Lolita, 1997], de Adrian Lyne
- Magnum 44 [Magnum Force, 1973], de Ted Post
- Mamãezinha Querida [Mommie Dearest, 1981], de Frank Pery
- Manhattan [Manhattan, 1979], de Woody Allen
- Massacre da Serra Elétrica, O [The Texas Chain Saw Massacre, 1974], de Tobe Hooper
- Matar ou Morrer [High Noon, 1952], de Fred Zinnemann
- Memórias [Stardust Memories, 1980], de Woody Allen
- Mensageiro do Diabo, O [Night of the Hunter, 1955], de Charles Laughton
- Nascido para Matar [Full Metal Jacket, 1987], de Stanley Kubrick
- Nikita – Criada para Matar [La Femme Nikita, 1990], de Luc Besson
- Noite do Iguana, A [The Night of the Iguana, 1964], de John Huston
- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa [Annie Hall, 1977], de Woody Allen
- Nome do Jogo, O [Get Shorty, 1995], de Barry Sonnenfeld
- 8 1/2 [8 1/2 ,1963] de Federico Fellini
- Onibaba, a Mulher Demônio [Onibaba, 1964], de Kaneto Shindô
- Operação França [The French Connection, 1971], de William Friedkin
- Outra, A [Another Woman, 1988], de Woody Allen
- Padrasto, O [The Stepfather, 1987], de Joseph Ruben
- Pagamento Final, O [Carlito’s Way, 1993], de Brian De Palma
- Pássaros, Os [The Birds, 1963], de Alfred Hitchcock
- Perseguidor Implacável [Dirty Harry, 1971], de Don Siegel
- Picardias Estudantis [Fast Times at Ridgement High, 1982], de Amy Heckerling
- Plano 9 do Espaço Sideral [Plan 9 from Outer Space, 1958], de Ed Wood
- Plenty – O Mundo de uma Mulher [Plenty, 1985], de Fred Shcepisi
- Poder Absoluto [Absolute Power, 1997], de Clint Eastwood
- Poderoso Chefão, O [The Godfather, 1972], de Francis Ford Coppola
- Poderoso Chefão II, O [The Godfather II, 1974], de Francis Ford Coppola
- Por um Punhado de Dólares [Per um Pugno di Dolari, 1964], de Sergio Leone
- Preço da Ambição, O [Swimming with Sharks, 1994], de George Huang
- Princesa e o Plebeu, A [Roman Holiday, 1953], de William Wyler
- Profissão, Ladrão [Thief, 1981], de Michael Mann
- Profissional, O [The Professional, 1994], de Luc Besson
- Psicose [Psycho, 1960], de Alfred Hitchcock
- Pulp Fiction – Tempo de Violência [Pulp Fiction, 1994], de Quentin Tarantino
- Quanto Mais Quente Melhor [Some Like It Hot, 1959], de Billy Wilder
- Quem Tem Medo de Virginia Woolf? [Who’s Afraid of Virginia Woolf? ,1966], de Mike Nichols
- Quiz Show – A Verdade dos Bastidores [Quiz Show, 1994], de Robert Redford
- Ran [Ran, 1985], de Akira Kurosawa
- Rastros de Ódio [The Searchers, 1956], de John Ford
- Reis do Iê, Iê, Iê, Os [A Hard Day’s Night, 1964], de Richard Lester
- RoboCop – O Policial do Futuro [RoboCop, 1987], de Paul Verhoeven
- Rocky III – O Desafio Supremo [Rocky 3, 1982], de Sylvester Stallone
- Rua Chamada Pecado, Uma [A Streetcar Named Desire, 1951], de Elia Kazan
- Samurai, O [Le Samourai, 1967], de Jean Pierre Melville
- Scanners – Sua Mente Pode Destruir [Scanners, 1981], de David Cronenberg
- Scarface [Scarface, 1983], de Brian De Palma
- Sexy Beast [Sexy Beast, 2002], de Jonathan Glazer
- Showgirls [Showgirls, 1995], de Paul Verhoeven
- Sindicato de Ladrões [On the Waterfront, 1954], de Elia Kazan
- Sopro no Coração, O [Le Souffle au Coeur, 1971], de Louis Malle
- Sucesso a Qualquer Preço, O [Glengarry Glen Ross, 1992], de David Mamet
- Terceiro Homem, O [The Third Man, 1949], de Orson Welles
- Tio Vânia em Nova York [Vanya on 42nd Street, 1994], de Louis Malle
- Tootsie [Tootsie, 1982], de Sidney Pollack
- Tubarão [Jaws, 1975], de Steven Spielberg
- Última Investigação, A [The Late Show, 1977], de Robert Benton
- Última Missão, A [The Last Detail, 1973], de Hal Ashby
- Último Tango em Paris, O [Last Tango in Paris, 1972], de Bernardo Bertolucci
- Veludo Azul [Blue Velvet, 1986], de David Lynch
- Volta ao Mundo em Oitenta Dias, A [Around the World in 80 Days,
- 1956], de Michael Anderson
- Vulcão – Uma Investigação sobre a Vida e a Morte de Malcolm Lowry [Volcano - An Inquiry into the Life and Death of Malcolm Lowry, 1976], de Donald Brittain
- 007 Contra o Satânico dr. No [Dr. No, 1962], de Terence Young
Comentários