O Clube do Filme

Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está "perdido", formaram o clube do filme. Mais informações.
Festividades de fim de ano chegando e você gastando dinheiro com livros, Sr. Henrique? Sim, sim. Sou culpado! Admito não resistir quando o vi por R$ 10, em um grupo Sebo no facebook, e poucos interessados. Rapidamente contatei o ofertante, via chat, e solicitei que o livro fosse meu. Dois cancelamentos do encontro de entrega e, no terceiro, finalmente consegui me encontrar com o rapaz, pegar e pagar o livro. Belo rapaz, obrigado.

O Clube do Filme me interessou devido ao título remeter a algo que gosto tanto: filmes. Apenas com a leitura de aproximadamente vinte e cinco páginas, pai e filho já assistiram a dois filmes. Antes de começarem a ver os filmes o pai faz uma breve introdução com curiosidades sobre direção, enredo, atores por meio de sua visão como crítica do cinema. As informações são curtas e interessantes para o próprio leitor que, sem dúvida nenhuma, se interessará em assistir alguns dos filmes citados (ou todos). Não contente em apenas participar desse Clube, é possível ter acesso a uma lista organizada de todos os filmes mencionados na obra de David Gilmour e que disponibilizo logo abaixo. Cabe ressaltar que o livro é um relato do pai em busca de se manter presente na vida de seu filho adolescente e com notas em declínio.

  • À Beira do Abismo [The Big Big Sleep, 1946], de Howard Hawks
  • Aguirre – A Cólera dos Deuses [Aguirre — Der Zorn Gottes, 1972], de Werner Herzog
  • American Graffiti – Loucuras de Verão [American Graffiti, 1973], de George Lucas
  • Amigos de Eddie Coyle, Os [The Friends of Eddie Coyle, 1973], de Peter Yates
  • Amor à Queima-roupa [True Romance, 1993], de Tony Scott
  • Amores Expressos [Chungking Express, 1994], de Wong Kar-Wai
  • Anjo do Mal [Pickup on South Street, 1953], de Samuel Fuller
  • Apocalypse Now [Apocalypse Now, 1979], de Francis Ford Coppola
  • Assim Caminha a Humanidade [Giant, 1956], de George Stevens
  • Bebê de Rosemary, O [Rosemary’s Baby, 1968], de Roman Polansky
  • Bonequinha de Luxo [Breakfast at Tiffany’s, 1961], de Blake Edwards
  • Bullitt [Bullitt, 1968], de Peter Yates
  • Butch Cassidy [Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969], de George Roy Hill
  • Cães de Aluguel [Reservou Dogs, 1992], de Quentin Tarantino
  • Calafrios [Shivers, 1975], de David Cronenberg
  • Caminhos Perigosos [Mean Streets, 1973], de Martin Scorsese
  • Cantando na Chuva [Singing in the Rain, 1952], de Gene Kelly e Stanley Donen
  • Casablanca [Casablanca, 1942], de Michael Curtiz
  • Charada [Charade, 1963], de Stanley Donen
  • Chinatown [Chinatown, 1974], de Roman Polanski
  • Cidadão Kane [Citizen Kane, 1941], de Orson Welles
  • Crimes e Pecados [Crimes and Misdemeanors, 1989], de Woody Allen
  • Desafiando o Assassino [Mr. Majestyk, 1974], de Richard Fleischman
  • Dinheiro Sujo [Un Flic, 1947], de Jean-Pierre Melville
  • Doce Vida, A [La Dolce Vita, 1960], de Federico Fellini
  • Encurralado [Duel, 1971], de Steven Spielberg
  • Exorcista, O [The Exorcist, 1973], de William Friedkin
  • Fantasmas Se Divertem, Os [Beetlejuice, 1988], de Tim Burton
  • Febre da Selva [Jungle Fever, 1991], de Spike Lee
  • Felicidade não se Compra, A [It’s a Wonderful Life, 1946], de Frank Capra
  • Força em Alerta, A [Under Siege, 1992], de Andrew Davies
  • Grande Gatsby, O [The Great Gatsby, 1974], de Jack Clayton
  • Hombre [Hombre, 1967], de Martin Ritt
  • Homem Destemido, Um [Stick, 1985], de Burt Reynolds
  • Hora da Brutalidade, A (Nenhum Passo em Falso) [52 Pick-Up, 1986], de John Frankenheimer
  • Hora da Zona Morta, A [Dead Zone, 1983], de David Cronenberg
  • Iluminado, O [The Shining, 1980], de Stanley Kubrick
  • Imperdoáveis, Os [Unforgiven, 1992], de Clint Eastwood
  • Incompreendidos, Os [Les 400 coups, 1959], de François Truffaut
  • Instinto Selvagem [Basic Instinct, 1992], de Paul Verhoeven
  • Interlúdio [Notorious, 1946], de Alfred Hitchcock
  • Intriga Internacional [North by Northwest, 1959], de Alfred Hitchcock
  • Irresistível Paixão [Out of Sight, 1998], de Steven Soderbergh
  • Ishtar [Ishtar, 1987], de Elaine May
  • Jackie Brown [Jackie Brown, 1997], de Quentin Tarantino
  • Justiça Cega [Internal Affairs, 1990], de Mike Figgis
  • Klute – O Passado Condena [Klute, 1971], de Alan J. Pakula
  • Ladrões de Bicicletas [Ladri di Biciclette, 1948], de Vittorio de Sica
  • Lance no Escuro, Um [Night Moves, 1975], de Arthur Penn
  • Linda Mulher, Uma [Pretty Woman, 1990], de Garry Marshall
  • Lolita [Lolita, 1962], de Stanley Kubrick
  • Lolita [Lolita, 1997], de Adrian Lyne
  • Magnum 44 [Magnum Force, 1973], de Ted Post
  • Mamãezinha Querida [Mommie Dearest, 1981], de Frank Pery
  • Manhattan [Manhattan, 1979], de Woody Allen
  • Massacre da Serra Elétrica, O [The Texas Chain Saw Massacre, 1974], de Tobe Hooper
  • Matar ou Morrer [High Noon, 1952], de Fred Zinnemann
  • Memórias [Stardust Memories, 1980], de Woody Allen
  • Mensageiro do Diabo, O [Night of the Hunter, 1955], de Charles Laughton
  • Nascido para Matar [Full Metal Jacket, 1987], de Stanley Kubrick
  • Nikita – Criada para Matar [La Femme Nikita, 1990], de Luc Besson
  • Noite do Iguana, A [The Night of the Iguana, 1964], de John Huston
  • Noivo Neurótico, Noiva Nervosa [Annie Hall, 1977], de Woody Allen
  • Nome do Jogo, O [Get Shorty, 1995], de Barry Sonnenfeld
  • 8 1/2 [8 1/2 ,1963] de Federico Fellini
  • Onibaba, a Mulher Demônio [Onibaba, 1964], de Kaneto Shindô
  • Operação França [The French Connection, 1971], de William Friedkin
  • Outra, A [Another Woman, 1988], de Woody Allen
  • Padrasto, O [The Stepfather, 1987], de Joseph Ruben
  • Pagamento Final, O [Carlito’s Way, 1993], de Brian De Palma
  • Pássaros, Os [The Birds, 1963], de Alfred Hitchcock
  • Perseguidor Implacável [Dirty Harry, 1971], de Don Siegel
  • Picardias Estudantis [Fast Times at Ridgement High, 1982], de Amy Heckerling
  • Plano 9 do Espaço Sideral [Plan 9 from Outer Space, 1958], de Ed Wood
  • Plenty – O Mundo de uma Mulher [Plenty, 1985], de Fred Shcepisi
  • Poder Absoluto [Absolute Power, 1997], de Clint Eastwood
  • Poderoso Chefão, O [The Godfather, 1972], de Francis Ford Coppola
  • Poderoso Chefão II, O [The Godfather II, 1974], de Francis Ford Coppola
  • Por um Punhado de Dólares [Per um Pugno di Dolari, 1964], de Sergio Leone
  • Preço da Ambição, O [Swimming with Sharks, 1994], de George Huang
  • Princesa e o Plebeu, A [Roman Holiday, 1953], de William Wyler
  • Profissão, Ladrão [Thief, 1981], de Michael Mann
  • Profissional, O [The Professional, 1994], de Luc Besson
  • Psicose [Psycho, 1960], de Alfred Hitchcock
  • Pulp Fiction – Tempo de Violência [Pulp Fiction, 1994], de Quentin Tarantino
  • Quanto Mais Quente Melhor [Some Like It Hot, 1959], de Billy Wilder
  • Quem Tem Medo de Virginia Woolf? [Who’s Afraid of Virginia Woolf? ,1966], de Mike Nichols
  • Quiz Show – A Verdade dos Bastidores [Quiz Show, 1994], de Robert Redford
  • Ran [Ran, 1985], de Akira Kurosawa
  • Rastros de Ódio [The Searchers, 1956], de John Ford
  • Reis do Iê, Iê, Iê, Os [A Hard Day’s Night, 1964], de Richard Lester
  • RoboCop – O Policial do Futuro [RoboCop, 1987], de Paul Verhoeven
  • Rocky III – O Desafio Supremo [Rocky 3, 1982], de Sylvester Stallone
  • Rua Chamada Pecado, Uma [A Streetcar Named Desire, 1951], de Elia Kazan
  • Samurai, O [Le Samourai, 1967], de Jean Pierre Melville
  • Scanners – Sua Mente Pode Destruir [Scanners, 1981], de David Cronenberg
  • Scarface [Scarface, 1983], de Brian De Palma
  • Sexy Beast [Sexy Beast, 2002], de Jonathan Glazer
  • Showgirls [Showgirls, 1995], de Paul Verhoeven
  • Sindicato de Ladrões [On the Waterfront, 1954], de Elia Kazan
  • Sopro no Coração, O [Le Souffle au Coeur, 1971], de Louis Malle
  • Sucesso a Qualquer Preço, O [Glengarry Glen Ross, 1992], de David Mamet
  • Terceiro Homem, O [The Third Man, 1949], de Orson Welles
  • Tio Vânia em Nova York [Vanya on 42nd Street, 1994], de Louis Malle
  • Tootsie [Tootsie, 1982], de Sidney Pollack
  • Tubarão [Jaws, 1975], de Steven Spielberg
  • Última Investigação, A [The Late Show, 1977], de Robert Benton
  • Última Missão, A [The Last Detail, 1973], de Hal Ashby
  • Último Tango em Paris, O [Last Tango in Paris, 1972], de Bernardo Bertolucci
  • Veludo Azul [Blue Velvet, 1986], de David Lynch
  • Volta ao Mundo em Oitenta Dias, A [Around the World in 80 Days,
  • 1956], de Michael Anderson
  • Vulcão – Uma Investigação sobre a Vida e a Morte de Malcolm Lowry [Volcano - An Inquiry into the Life and Death of Malcolm Lowry, 1976], de Donald Brittain
  • 007 Contra o Satânico dr. No [Dr. No, 1962], de Terence Young

Comentários