2º Semestre - Filosofia

Depois dessa prova eu me sinto um pouco mais mente aberta do que eu já sou. Adolescentes normalmente tem essa coisa de ter a mente aberta para novas ideias, novos modos de pensar, coisas a acreditar, dentre outros, mas alguns [os mais ignorantes] se fecham à qualquer mudança. Eu não isso de se fechar. Sou mente aberta [até certo ponto, tem coisas que eu não concordo sem discutir os motivos antes]. Com filosofia eu tive que abrir não só minha mente, mas me auto esquartejar Tiradentes, Deus o tenha com tantas ideias loucas e novas sendo inseridas a mim. Filosofia não é matéria do capeta, mas que planta uma semente de dúvida a cada coisa que conhecemos atualmente, ah planta! E essa planta cresce. O que começa com um pequeno relato de um antigo filósofo sobre a existência de Deus pode nos levar a pensar sobre a existência do universo, da alma, da linguagem, do fim do mundo, dentre outros temas que estamos focados nesse semestre e o incrível é que todas essas críticas ao tentar desvendar o mundo caíram em forma de perguntas na minha prova de hoje. Estudei ontem a tarde toda [até dormi no tapete da sala, lendo] e agora consigo dizer com toda a certeza "Só sei que nada sei" (Sócrates).

Filosofando sobre a frase, talvez errado: Se eu só sei que nada sei, então não é errado afirmar que eu sei quando eu afirmo que nada sei? Como ter certeza de uma afirmação que acabei de negar? Eu tenho meu próprio conhecimento. Essa afirmação errada pode ser considerada certa? Como saber se sei de algo quando digo que não sei nada? No fim eu não sei de nada e não sei nem se isso de não saber é certo de se dizer. E assim continua a filosofia. Plantando dúvidas em minha vida sobre tudo, tudo mesmo [pelo menos tudo que estudamos até então]. Não consegui entender o motivo da filosofia no curso de Administração, mas acredito que até o final do mesmo eu conseguirei enxergar uma luz do fim do túnel, pois no momento não estou afim de enxergar luz nenhuma. Há muita matéria na cabeça pra querer ver luzinhas em túneis. Enfim, não sei se fui bem na prova... Eu sei que respondi todas as perguntas sem ser prolixo, mas só não tenho certeza se o que eu acredito estar certo, esteja certo, me entende? E é isso. Talvez eu falte na aula amanhã pra me adiantar com algumas séries e estudar um pouco sobre Fundamentos da Administração [talvez eu nem estude, só no fim de semana]. E espero que minha prova me regurgite bons resultados.

Comentários